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Realizando a carga de produtos via API

O primeiro passo para iniciar as vendas após realizar a homologação de seu aplicativo junto ao marketplace é enviar uma carga de produtos.

Este processo é realizado via loads products, documentado neste link

Para isto, é extremamente importante que o maior número de informações seja enviada, incluindo aquelas não obrigatórias. Isto garante mais detalhes para seus produtos, e aumenta as chances de venda.

Passo-a-passo

A carga de produtos (load) é realizada através de um POST para a URL /loads/products. Os detalhes técnicos para este POST são apresentadas na documentação da API

Após a carga ser realizada, o Extra realizará a validação das informações. Este passo garante que todos os dados enviados estão corretos e dentro dos padrões esperados. Este processo é realizado primeiramente de forma automática, via sistema, e posteriormente de forma manual.

Validações Realizadas

Na validação automática, o sistema verifica:

  • Campos obrigatórios;
  • Formato dos campos: deve ser respeitado o formato indicado na documentação;
  • Quantidade de informações enviadas: em caso de listas de informações, o sistema exige - quando obrigatório - pelo menos 1 registro, mas apresenta também um limite máximo. No caso de categorias, por exemplo, o máximo a ser enviado é 5; já no caso de atributos, o sistema permite até 38 registros.
  • Imagem: pelo menos uma imagem deve ser enviada, com um máximo de 4 por produtos.

Depois da validação automática, uma validação manual é realizada pela equipe interna do Marketplace. Neste processo, outros detalhes são observados, tais como:

  • Os campos atributos, por padrão, são opcionais. Porém, caso os produtos apresentem variantes, estas informações devem ser enviadas. Segmentos como Moda, Calçados, suplementos alimentares e produtos com voltagem devem apresentar as informações das variantes através dos atributos.
  • O campo de descrição não deve conter o mesmo valor do campo de título.
  • Toda informação adicional do produto, apresentada no site do lojista (quando existente), deverá estar presente no envio da carga, através dos atributos.
  • Os campos que representam altura, largura, profundidade e peso devem conter valores corretos.
  • As imagens enviadas devem estar em formato e dimensões válidas.
  • O EAN, quando possível, deve ser enviado. Isto agiliza o processo de match de produtos.

Em Produção, antes que os produtos de uma carga sejam efetivamente liberados para venda, eles passam pela validação manual informada anteriormente, sob a responsabilidade da Equipe de Cadastro do Marketplace e, por esse motivo, os produtos levam mais tempo para serem ativados no site do Extra. Isso quer dizer que o produto não irá aparecer no site do Extra e nem estará disponível para atualizações de preço/estoque logo que enviado via carga.

Durante o processo de validação, você poderá consultar o status da carga enviada através deste serviço. Apenas após o status da carga ser retornado como "Aprovado" é que os produtos serão liberados para venda.

Retorno do Serviço

Este serviço retorna o Status HTTP 201 - Created

 

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