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Cadastro de produtos de forma manual com plataforma integrada

Assim que o lojista assina o contrato conosco, liberamos uma série de ferramentas para sua operação.

Independente de ser integrado através de alguma plataforma, estas ferramentas ficam sempre a disposição para manipulação do catálogo, estoque, pedidos, entre outras informações.

No caso de lojistas integrados via API, isto traz algumas obrigações adicionais especificamente relacionados a catálogo.

Fluxo de cadastro de novos produtos

Uma vez associado a alguma plataforma, o lojista terá que passar para este parceiro todos os produtos que serão enviados ao nosso marketplace. Com isto, a plataforma poderá realizar a integração, consultar o status do cadastro de cada SKU e iniciar o envio de estoque e preço destes recém enviados.

Porém, o lojista poderá cadastrar um produto de forma unitária através da nossa ferramenta administrativa. Desta maneira, podemos enfrentar dois diferentes cenários:

1. O produto está cadastrado e ativo no nosso marketplace, mas está cadastrado e inativo na plataforma (sem enviar atualizações de estoque e preço)

Neste caso, sem saber que o produto já foi cadastrado por outro meio para o marketplace, a plataforma não envia atualizações de estoque e preço. 

2. O produto está cadastrado e ativo no nosso marketplace, mas não está cadastrado na plataforma

Para esta situação, o lojista deverá cadastrar o produto na plataforma para que esta inicie o envio de estoque e preço do produto já ativo no marketplace.

Sugestão de Solução técnica

Nestes dois casos a plataforma precisa estar ciente dos produtos cadastrados no marketplace, que não foram necessariamente enviados pela sua integração através do /loads/products.

Para isto temos dois caminhos:

1. Para o caso 1, onde a plataforma tem o produto cadastrado mas não está ativo, recomendamos que seja realizada constantemente consultas diretamente ao serviço /sellerItems/skuOrigin/<SKU> (v1) ou /sellerItems/<SKU> para verificar se os produtos já foram cadastrados aqui.

Caso estes serviços retornem HTTP 404, o produto não está cadastrado. Caso contrário, já encontra-se liberado para ativação.

Recomendamos que este trabalho seja realizado a cada 15 dias, e considere apenas os produtos que não estão ativos (que não foram enviados via carga API) na plataforma para consulta em nossos serviços.

2. Para o caso 2, a plataforma poderá identificar novos produtos cadastrados no marketplace através dos serviços /selleritems e /sellerItems/status/selling. Com isto conseguirá ler todos os produtos que temos disponíveis para o lojista, e realizar uma comparação com a sua base. Produtos cadastrados aqui, mas não na plataforma, devem ser inseridos para que a integração conosco seja ativada.

Conclusão

Esta abordagem serve para garantir que, independente do caminho utilizado pelo lojista para cadastro de novos produtos, a plataforma tenha conhecimento de todos os SKUs que estão sendo operados pelo lojista através do nosso marketplace.

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